Cuide bem da sua voz

Cuide bem da sua voz

Cuide bem da sua voz

Na nossa última convenção a fonoaudióloga, Paula Lucisano, deu dicas importantes de como cuidar da voz e exercícios vocais para os atores e principalmente para os cantores que acabam forçando bastante as cordas vocais, com isso preparamos uma matéria especial com os alimentos e hábitos importantes para quem precisa cuidar muito bem delas e também com os principais inimigos.

 

O que fazer para manter a voz saudável?

-  Beba bastante água, enquanto estiver falando, mas sempre em temperatura ambiente e em pequenos goles. Um corpo permanentemente hidratado significa pregas vocais hidratadas e com melhor flexibilidade e vibração. O ideal é ingerir de 7 a 8 copos por dia.

-  Preocupe-se em manter uma alimentação equilibrada, sem grande número de horas em jejum, mastigando bem cada alimento a ser ingerido.

-  Coma maçã, pois é adstringente e limpa o trato vocal. Além disso, sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.

-  Use roupas confortáveis e de tecidos que absorvam a transpiração. Roupas leves e folgadas são ideias para quem trabalha com a voz. Sapatos confortáveis favorecem a postura correta.

-  Sono regular, momentos de lazer e atividades físicas adequadas também contribuem para uma boa produção vocal.

-  Procure respirar sempre corretamente, levando ar até o abdômen e expandindo as costelas. Não eleve os ombros e o peito como se fosse um pombo. É o abdômen que tem de se expandir como se estivesse cheio de ar.

-  Enquanto estiver falando, mantenha a postura de corpo ereta, no eixo, porem relaxada, principalmente a cabeça.

-  Evite competir com ruídos externos durante a fala. Fique atento a eles e procure não aumentar o volume de sua voz na tentativa de superá-los.

-  Tente não gritar. Se for possível, opte sempre pelo microfone ao falar em público.

-  Fale pausadamente e de maneira correta, articulando bem as palavras, mas sem exagero.

-  Ter audição normal é importante, pois o monitoramento vocal é realizado pela audição.

-  Ao sentir vontade de tossir ou pigarrear, respire profundamente pelo nariz e engula a saliva várias vezes ou beba água, pois essas ações provocam um forte atrito nas pregas vocais, irritando-as.

-  Para diminuir a tensão na região dos ombros e do pescoço, boceje e espreguice diversas vezes ao dia.

-  Após o uso intenso da voz, procure permanecer em repouso vocal por algum tempo, o ideal é dentro de 15 a 30 minutos.

-  Outro fator importante é o ambiente de trabalho. Procure discutir com seus colegas e chefes meios que possibilitem um ambiente de trabalho agradável, capaz de diminuir a tensão e favorecer o diálogo. Uma voz saudável é resultado de cuidados individuais e de ações ambientas.

 

Os inimigos da voz

-  Cigarro e qualquer tipo de droga irritam a mucosa do trato vocal e aumentam a sensação de pigarro, podendo causar alterações nas pregas vocais.

-  Bebidas alcoólicas devem ser evitadas. Além de irritarem a mucosa do trato vocal, têm efeito anestésico, que mascara a dor de garganta. As bebidas destiladas são mais prejudiciais que as fermentadas.

-  Sprays, pastilhas e dropes também têm efeito anestésico, mascarando sintomas e permitindo o abuso vocal.

-  Alergias são consideradas prejudiciais à voz. Substancia como fumaça e poeira devem ser evitadas por pessoas alérgicas. As alterações psíquicas podem desencadear crises à medida que aumentam a sensibilidade do organismo, causada pela diminuição das defesas.

-  As mudanças bruscas de temperatura são prejudiciais à voz. As bebidas geladas ou muito quentes também produzem choque térmico no organismo.

-  Bebidas à base de cafeína, refrigerantes, frituras e alimentos pesados, gordurosos ou condimentados podem dificultar a digestão, provocando refluxo gastresofágico. Se você possui tendência à azia e má digestão, evite essas substancias. A “queimação” pode chegar às pregas vocais e irrita-las.

-  Pessoas com predisposição a alterações vocais devem evitar chocolate, leite e derivados antes do uso intenso da voz. Esses alimentos aumentam a secreção do muco no trato vocal, o que induz à produção de pigarro.

-  Ambientes com ar condicionado também devem ser evitados. Nesse caso, o resfriamento é feito com redução da umidade do ar, o que resseca a mucosa do trato vocal, prejudicando a voz.

-  Alguns medicamentos interferem na produção vocal. Evite a automedicação. Cuidado com receitas caseiras (gengibre, romã, vinagre e alho). Não há estudos que comprovem a eficácia desses produtos.

-  Ambiente de trabalho ruidoso, tenso e estressante é prejudicial à voz. Ele propicia tensão corporal, laríngea, e a emissão vocal nessas condições leva a um desgaste nas cordas vocais.

-  Gritar constitui-se em uma das atitudes mais agressoras para a laringe, pois nesse momento ocorre uma verdadeira “trombada” entre as pregas vocais. Por esse motivo, o grito deve ser evitado, ficando exclusivo para momento de perigo ou sobrevivência.

-  Cantar de maneira inadequada ou abusiva em karaokês, ou fazer parte de corais sem preparo vocal pode ser um risco.

-  Falar durante os exercícios físicos: qualquer exercício de esforço muscular junto com a fala irá provocar sobrecarga na musculatura da laringe.