Cuidados com a voz

Cuidados com a voz

Cuidados com a voz

A importância de tratar bem a voz

A voz é a expressão máxima da alma. Através dela, podemos identificar o estado de espírito e a idade. Cada pessoa possui uma extensão de voz própria e uma boa voz é aquela que pode ser administrada pelo cantor, para que cante o fonema certo, no tom, com clareza, no ritmo e num volume adequado.

E importante aprender como usar a sua voz como um instrumento materializado, pois ele possui os órgãos fonatórios e a fonte de energia necessária, o sopro, para produzir o som.

Os cuidados com esse meio de expressão é essencial. Cuidar da voz é uma questão de condicionamento físico. Ela precisa estar forte para aguentar as variações do dia a dia.

Vamos deixar aqui 10 dicas para você cuidar bem da sua voz

  1. Preocupe-se em manter uma alimentação equilibrada, sem grande numero de horas em jejum, mastigando bem cada alimento a ser ingerido.
  2. Coma maçã, pois é adstringente e limpa o trato vocal. Além disso, sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.
  3. Sono regular, momentos de lazer e atividades físicas adequadas também contribuem para uma boa produção vocal.
  4. Procure respirar sempre corretamente, levando ar até o abdômen e expandindo as costelas. Não eleve os ombros e o peito como se fosse um pombo. E o abdômen que tem de se expandir como se estivesse cheio de ar.
  5. Enquanto estiver falando, mantenha a postura de corpo ereta, no eixo, porem relaxada, principalmente a cabeça.
  6. Tente não gritar. Se for possível, opte sempre pelo microfone ao falar em publico.
  7. Fale pausadamente e de maneira correta, articulando bem as palavras, mas sem exagero.
  8. Ao sentir vontade de tossir ou pigarrear, respire profundamente pelo nariz e engula a saliva várias vezes ou beba água, pois essas ações provocam um forte atrito nas pregas vocais, irritando-as.
  9. Para diminuir a tensão na região dos ombros e do pescoço, boceje e espreguice diversas vezes ao dia.
  10. Após o uso intenso da voz, procure permanecer em repouso vocal por algum tempo.