Apoie o talento das crianças

Apoie o talento das crianças

Apoie o talento das crianças

Algumas crianças demonstram certos talentos desde cedo, no entanto, se não forem observadas e levadas a sério, nunca poderão desenvolvê-los. Que nem a ciência explica de onde vem o talento já sabemos, embora a intuição e as habilidades sejam importantes, é fundamental praticar, estudar e aperfeiçoar.

Alguém com o talento musical, por exemplo, pode ser sufocado se os familiares, amigos ou professores não puderem enxergá-los desde cedo e estimulá-los da forma correta.

Algumas dicas são fundamentais. E as atitudes dos adultos que convivem com essas crianças talentosas podem ser o fator principal para seu desenvolvimento.  Quem sabe você tem um músico mirim em casa? Veja como incentivar isso no seu filho!

Faça da música algo presente no dia a dia

Ouça música! Sim, em casa, no carro, em algum momento especifico como na hora do lanche ou na hora de preparar alguma coisa juntos. Configure um ambiente musical e observe os gostos e interesses das próprias crianças dando a liberdade delas formar repertório e criar preferências. Converse sobre os aspectos da música com elas, explique, deixem que elas produzam hipóteses sobre instrumentos, elementos da música, estilos. Estimulem os sentidos dos seus filhos.

Apresente além de “música infantil” aos pequenos

Não restrinja as crianças apenas a certo repertório ou mesmo às canções rotuladas como “de criança” ou “para criança”. Assim como nos joguinhos, é importante vencer etapas para alcançar novas fases. Temos que pensar que também é importante apresentar outros tipos, estilos e seleções musicais aos pequenos. Os ouvidos do seu filho poderão estranhar a princípio, interessar-se ou simplesmente amar coisas que as produções infantis não apresentariam a ele.

Leve seu filho em eventos musicais

Para desenvolver seus talentos, a criança precisa ser exposta à música em toda a sua diversidade. Se possível, ofereça a ela shows, eventos destinados à faixa etária ou mesmo aqueles que ela possa freqüentar sem grandes problemas. Mais do que aumentar o repertório do seu filho, os shows ao vivo podem ser muito bons para que ele observe a execução dos instrumentos, o funcionamento das harmonias, à combinação de notas e até a emocionante reação do público

Cantem juntos

Cante e estimule seu filho a doltar a voz com você. Ele pode se formar um bom ouvinte, mas, para desenvolver seus talentos musicais, ele precisa perceber que também pode executar canções e ter intimidade com a música. Cante para a criança dormir, e deixe que a criança se aproxime e cante também. A criança precisa viver a música de maneira próxima e íntima, inclusive percebendo-se como produtora.

Dê um instrumento à criança

Se for o caso, dê de presente à criança um instrumento musical. De preferência, escolha algo de que ela goste, mas também adequado ao tamanho dela.

Ofereça aulas de música

Se seu filho demonstra mesmo talentos que possam ser desenvolvidos, além de manter o interesse pela aprendizagem da música, é hora de pensar em oferecer cursos e aulas de instrumentos ou de canto. Além da intuição e da curiosidade, é preciso aprender técnicas e teorias que consolidam os conhecimentos musicais.

Identificar os talentos musicais nas crianças é o sonho de muitos pais. Mas não basta só elogiar é importante investir em conhecimento e experiência musical.