Dicas para se tornar ator - 3

Dicas para se tornar ator - 3

Dicas para se tornar ator - 3

Provavelmente eu nunca serei

o melhor ator de Hollywood,

mas eu espero poder ser o que mais trabalha.

Ashton Kutcher

            Muita gente me pergunta como fazer para entrar neste meio artístico. Desde pessoas bonitas que só sonham em contracenar com famosos ou pessoas que amam a arte da interpretação de forma sincera e honesta. Para ambos os casos eu respondo as mesmas coisas. Ser ator não é fácil. Tem que decorar textos, estudar, se dedicar. E acima de tudo ser uma pessoa carismática e muito bem relacionada. Não adianta nada ser belo se não tiver carisma e talento. É uma profissão que como outra qualquer exige-se muita dedicação para galgar o sucesso. E acima de tudo, se um dia conseguir se tornar famoso, deve-se manter a simplicidade ao lidar com as pessoas. Manter-se humilde. Mas vamos partir do começo, seguem aqui 10 dicas simples para quem ama as artes e quer começar uma carreira artística.

 

O crescimento como bom ator e

como ser humano são sinônimos.

Stella Adler

 

 

1) Escolha um bom curso de Teatro:

Se você mora em uma cidade pequena, procure os grupos de teatro amador de sua região e comece a estudar teatro até ter condições de ir para uma cidade maior fazer cursos renomados. Em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro existem bons cursos livres gratuitos como a Oficina Oswald de Andrade em SP. Mas se de fato você quiser seguir nesta profissão aconselho uma escola séria de formação de atores, como o Célia Helena, EAD e Globe em São Paulo, ou a Martins Pena, a CAL, ou a Faculdade Cândido Mendes no Rio de Janeiro. Existem muitas boas escolas. Procure a que esteja mais próxima de sua casa e que caiba dentro do seu bolso. É bem importante investir num curso com nome. Questione a seriedade deste curso antes de se matricular aleatoriamente em qualquer um. Fuja de cursos que fazem promessas milagrosas, ou que falem de grandes oportunidades em conhecer diretores de emissoras, etc. Isso não funciona. Um bom curso sério vai lhe ensinar teatro. Sem promessas. Na prática, na vivência, no palco. Isso sim funciona.

2) Invista em um bom material fotográfico:

Quando faltar apenas 1 ano para você se formar neste curso de formação escolhido, você  já poderá tirar seu DRT de ator provisório, que é valido por 1 ano apenas. Converse na recepção de seu curso para ter mais informações sobre este assunto. Neste momento você já pode começar a ir atrás de agências de atores e testes para comerciais de tv. Para isso você precisará ter em mãos um bom material fotográfico. Existem muitos fotógrafos bacanas. Em São Paulo indico o Márcio Del Nero que fez muitos dos meus materiais, o Ricardo Iazzetta, o Marcelo Hein, a Bella Tozini, a Márcia Rocha do Studio Zoom entre outros. Dê um google nestes nomes e você vai encontra-los facilmente. Prepare seu bolso, pois fotos  de boa qualidade custam em torno de R$900 para mais. E você pode optar por um fotógrafo que já tenha maquiador e figurino inclusos no valor contratado. No Rio indico o Jeff Porto.