Desafios de um cantor - 2

Desafios de um cantor - 2

Desafios de um cantor - 2

Hoje a nossa dica é para os cantores, como eles devem agir na hora de um imprevisto antes do show e os desafios que eles podem enfrentar na carreira!

 

SOBRE AS ADVERSIDADES

Nem sempre o ideal faz parte da nossa realidade e por isso é sempre bom que tenhamos algumas alternativas na manga para nos orientar melhor.

De todas as situações difíceis que citei acima, falarei de uma que considero das mais difíceis e que é o grande pesadelo de qualquer cantor:

Tenho uma apresentação e amanheci com a voz péssima, o que faço?

Nestes casos é só seguir as seguintes orientações:

  1. Procure um médico que prescreva alguma medicação mais emergencial, mas NUNCA se auto medique! Isso pode piorar ainda mais o seu quadro.
  2. Hidrate muito todo o trato vocal, seja tomando água ou fazendo inalações “somente com soro fisiológico” quantas vezes quiser. Neste caso não há contraindicações, ela tem o poder de hidratar diretamente todo o trato vocal, ajudar a diluir a secreção, lubrificando e diminuindo o atrito entre as pregas vocais.
  3. Evite falar! Faça repouso vocal quase absoluto antes do show. Reserve apenas um momento para um bom aquecimento da voz antes de subir ao palco.
  4. Faça um aquecimento vocal bem gradativo e leve, ou seja, vá caminhando lentamente com os exercícios da região médio grave da voz, para a aguda sem saltos muito grandes de notas, fazendo bastante alongamento da musculatura com emissões em glissandos leves e sem soprosidade. Use exercícios menos intensos como os com fonemas “Z”, “J”, “V” ou “M” e “N”. Evite fazer vibração de língua ou lábios com a garganta inflamada, eles são muito intensos e não são recomendados nestes casos.
  5. Alongue todo o corpo, sobretudo a região do pescoço. Tendemos a tencionar ainda mais esta região quando ficamos nervosos ou disfônicos.
  6. Concentre-se e respire fundo, controle seus pensamentos, foque no positivo. Ter pensamentos negativos nestas horas só pioram a situação. Respire muito e procure ter o comando das emoções.

SOBRE ESTUDO

Penso que para qualquer profissional que deseja se diferenciar no mercado algumas coisas são essenciais como estudo, dedicação, tempo de experiência, entre outros

A meu ver para um cantor, além de tudo isso, é indispensável a construção de uma técnica vocal.

O estudo constante, o conhecimento e controle da sua voz só trarão segurança e domínio da situação, mesmo nas piores “intempéries”.

 

Gostaram? Fiquem ligados que logo traremos mais dicas sobre esse mundo e como lidar com ele!